Centro Médico São José entrega 14 novas cadeiras de rodas

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Centro Médico São José entrega 14 novas cadeiras de rodas
Foto: Q'Noticia

Centro Médico São José entrega 14 novas cadeiras de rodas


A Campanha dos Lacres do Centro Médico São José doou, de uma única vez, 14 cadeiras de rodas. A entrega ocorreu em cerimônia realizada na última quinta-feira, (07/12) no auditório da Secretaria de Educação de Cerquilho. O evento contou com a presença do prefeito Aldo Sanson, do secretário de Educação Waldivino Grisotto, das representantes do Centro Médico São José de Cerquilho, Luciana Formigoni e Jackeline Leardini, diretores e professores das escolas municipais, além de alguns pais e alunos da rede municipal da cidade.

A grande doação foi viabilizada graças à parceria firmada pelo Centro Médico São José com a Prefeitura Municipal de Cerquilho, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que mobilizou os mais de 6500 alunos da rede pública municipal da cidade na arrecadação de lacres de latas de alumínio.

A parceria teve início no primeiro semestre do ano e, no final de novembro foram entregues ao Centro Médico São José 1042 garrafas pet de dois litros cheias de lacres. Como são necessárias 140 garrafas cheias para conquistar uma cadeira de rodas, o montante arrecadado pelos alunos foi revertido em sete novas cadeiras. As outras sete foram custeadas pelo Centro Médico São José, que dobrou a quantidade conquistada pelas crianças, conforme desafio lançado pelo médico ortopedista e responsável técnico Dr. Mauricio Mod ao firmar a parceria.

Das sete cadeiras de rodas conquistadas pelos alunos, duas foram doadas para a EMEBE José Bepe Modolo, uma para a EMEI Ondina Modolo Doriguello, uma para a EMEF Padre Júlio Prestes Holtz e uma para a EMEF Prof. João Toledo. Estas cadeiras ficarão sob responsabilidade das escolas e irão servir à comunidade em que cada uma delas está localizada. Também receberam uma cadeira de rodas cada, os alunos Renan Luca Borges e o aluno Caio Gabriel Gomes de Lima, que possuem dificuldades de locomoção.

Já as sete cadeiras de rodas doadas pelo Centro Médico São José foram destinadas ao Lar São José, de Cerquilho, e irão auxiliar no trabalho com os idosos da instituição.

Quase três anos e mais de 12 milhões de lacres.
Como tudo começou: A campanha dos Lacres do Centro Médico São José surgiu no final de 2015, quando uma das funcionárias da unidade de Tietê, assistiu a uma palestra sobre um projeto semelhante, realizado pelo vereador André Bandeira, de Piracicaba, e trouxe a sugestão de apoio, que foi acatada, seguindo a política de promover a saúde e o bem-estar do Centro Médico São José.

Em quase três anos, a Campanha dos Lacres do Centro Médico São José já colecionou muitas histórias. Em maio de 2015, foi realizada uma grande doação. De uma única vez, mais de 50 garrafas pet, de dois litros, cheias de lacres foram doadas por um morador de Boituva.

Em agosto do mesmo ano, uma moradora de Campinas, que ficou sabendo da ação pelo Facebook, enviou cerca de 4 mil lacres pelos Correios.

A primeira escola: Em outubro, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hélio Zacarias, também de Boituva, arrecadaram cerca de 10 mil lacres, sem falar em outros milhares angariados em diferentes pontos de coleta, localizados em empresas, indústrias e comércios de Boituva, Cerquilho e Tietê.

Primeiras doações: Em novembro de 2015, foram doadas as duas primeiras cadeiras de rodas da campanha. Uma delas para o Lar São Vicente de Paulo, de Boituva e a outra, para o Lar Pietá, de Cerquilho.

Em março de 2016, foi entregue a terceira cadeira, novamente ao Lar São Vicente de Paulo, de Boituva, pois a cidade destacou-se na arrecadação de lacres. Em abril, Tietê recebeu a primeira cadeira, que foi entregue à Manuelita Borges, moradora da cidade, que possui dificuldades de locomoção desde que sofreu um AVC.

Porto Feliz e cadeira especial: Em agosto, foram mais três cadeiras de rodas. Desta vez, os beneficiados foram: Sra. Aracy Notório, moradora da Cidade dos Velhinhos de Porto Feliz e Sr. Jair Capelini, de Tietê, que, não só recebeu uma cadeira, como também doou outra, especial para tetraplégicos, que foi entregue ao pequeno Miguel Souza, de Cerquilho, que possui necessidades especiais.

Em setembro, mais uma cadeira entregue a Boituva, doada ao Sr. Dario Mariano de Almeida, de 66 anos. Ele sofre de diabetes e necessitava de uma cadeira de rodas especial, desde que precisou amputar as pernas.

Em março de 2017, a cadeira de rodas especial, recebida no ano anterior pelo Miguel Souza, foi novamente doada à campanha, pois como ele cresceu, precisou trocar por uma nova. Desta vez a cadeira de rodas foi para a jovem Ana Paula Teixeira, de Cerquilho.

Parceria com as escolas: Em abril deste ano um grande passo foi dado. As prefeituras de Boituva e Cerquilho tornaram-se parceiras oficiais do projeto. O apoio se dá por meio das secretarias municipais de educação, que representam todas as 58 unidades de ensino das duas cidades. As salas de aula dessas escolas passaram a ter uma garrafa PET da campanha, para servir como ponto de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio, que passou a contar com a participação de mais de 14 mil alunos nas duas cidades.

Dobramos a meta: Com a parceria também surgiu uma nova mecânica de funcionamento da Campanha dos Lacres. Cada cadeira de rodas equivale a pouco mais de 140 garrafas PET cheias de lacres, ou seja, cada vez que esta meta for atingida pelos alunos, uma nova cadeira será doada. A novidade é que o Centro Médico São José passou a dobrar o número de cadeiras angariadas, ou seja, duas a cada vez que a meta for atingida pelos estudantes.

Primeira dezena: A décima cadeira de rodas da Campanha dos Lacres foi doada em setembro de 2017, para a instituição SOS, de Boituva.

O primeiro fruto dos alunos: Em setembro de 2017, os alunos das escolas municipais de Boituva entregaram cerca de 450 garrafas pet cheias de lacres para a campanha, que foram revertidas em uma cadeira de rodas especial, de custo mais elevado e que foi doada para a aluna Maria Luiza Ferrari, de 7 anos, da EMEF Profª Elisa Ferreira da Silva.

Números da campanha: Nestes quase três anos de campanha, 25 cadeiras de rodas foram doadas. Isto representa aproximadamente 4 mil garrafas pet cheias de lacres, somando 12 milhões de lacres ou 3360 quilos de alumínio, peso equivalente a três carros pequenos.

Veja o ponto de coleta mais próximo a você:
Centro Médico São José de Boituva: Rua José Scomparim, 230, Jardim Hermínia. Telefone: (15) 3263-8282.
Centro Médico São José de Cerquilho: Avenida Presidente Washington Luiz, 392, Centro. Telefone: (15) 3288-4848.
Centro Médico São José de Tietê: Rua dos Expedicionários, 314, Centro. Telefone: (15) 3285-4848.
Também é possível colaborar levando os lacres até uma escola municipal das cidades de Boituva e Cerquilho.


Fonte/Foto: Q'Noticias

Notícia



Noite da Seresta na Praça

Neste sábado (22) o Grupo Vivendo Feliz, pertencente às atividades da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove o evento “Noite da Seresta na Praça”, em comemoração ao Dia Municipal do Idoso...