Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa hoje

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa hoje
Foto: Prefeitura de Cerquilho

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa hoje


Começa nesta quarta-feira, dia 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, destinada a grupos de pessoas mais vulneráveis ao vírus. A mobilização vai até 31 de maio em todo o país.
Em Cerquilho, o atendimento acontecerá nas Salas de Vacinação das Unidades Básicas de Saúde da Família do Parque Alvorada, do Di Napoli e do Centro, das 7h às 17h.
Conforme definido pela Secretaria Estadual da Saúde, nos primeiros dias da campanha – entre 10 e 19 de abril – serão atendidos os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérpera para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
A partir do dia 22 de abril, a vacinação será aberta a todos os grupos prioritários, que são:
✔ Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).
✔ Gestantes: em qualquer idade gestacional.
✔ Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação.
✔ Trabalhador de Saúde:todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
✔ Professores:todos os professores das escolas públicas e privadas.
✔ Indivíduos com 60 anos ou mais de idade.
✔ Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade:doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológica; diabetes (diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos); imunodeprimidos; obesos; transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Sídrome de Wakany, dentre outras).
✔ Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade.
✔ Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
✔ População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha se concentra neste período do ano porque a queda das temperaturas no outono e no inverno tende a aumentar as aglomerações de pessoas em lugares fechados e sem ventilação. São maiores também os riscos de se pegar a doença, pois a contaminação ocorre principalmente por meio do contato com outras pessoas doentes.
Até março deste ano já foram notificados 232 casos de influenza e a morte de 50 pessoas no país. Alguns estados tiveram que antecipar o início da campanha por causa de surtos imprevistos de gripe.
A gripe diminui a imunidade da pessoa gripada e pode levar a infecções virais ou bacterianas. Em casos extremos, pode levar à morte. É importantíssimo ressaltar que a vacina não causa a gripe, ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.

Confira os endereços dos postos de saúde de Cerquilho que estarão vacinando contra a gripe:
• UBSF CENTRO | Rua da Fazendinha, 93 – Centro | (15) 3284-1677.
• UBSF DI NÁPOLI | Rua Osvaldo Malavazi, 120 - Di Nápoli | (15) 3284-2171.
• UBSF PARQUE ALVORADA | Rua Rio Grande do Sul, 430 – Residencial Parque Alvorada | (15) 3284-5200.
Fonte: Prefeitura de Cerquilho

Notícia