Mercedes-Benz apresenta nova versão do Classe A

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Mercedes-Benz apresenta nova versão do Classe A
Foto: Divulgação

O novo Mercedes-Benz Classe A chega ao Brasil na versão A 250 Vision. O modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo na versão Launch Edition, limitada a 100 unidades. Ambos os modelos contam com o novo e eficiente motor 4 cilindros turbo com dois litros e 224 cv e seguem a nova linha de design da marca.

O novo Classe A é o primeiro modelo da Mercedes-Benz a apresentar o completamente novo sistema multimídia inteligente e intuitivo MBUX - Mercedes-Benz User Experience. Um dos principais elementos de destaque é o cockpit Widescreen de alta resolução com diversas possibilidades de operação: por meio do volante multifuncional, do “touchpad” no console central, via toque no próprio display de mídia ou o inovador controle vocal inteligente com reconhecimento da fala natural, ativado por meio das palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes”. Funções como ajuste do ar condicionado, escolha de uma estação de rádio e abertura da persiana do teto-solar podem agora ser facilmente acessadas por meio do comando de voz.

Maior espaço interno para os ombros, cotovelos e cabeça, além, de acesso mais fácil à traseira são benefícios do novo Classe A. A capacidade porta-malas é 370 litros - 29 litros mais do que no modelo anterior. Graças às lanternas traseiras divididas em duas partes, a abertura de carga é 20 cm mais larga do que antes e o assoalho do porta-malas, 11,5 cm mais longo.

Silêncio e rodagem livre de vibrações são um ponto que recebeu melhorias no novo Classe A. Além do isolamento efetivo entre a suspensão e a carroceria do veículo e a adoção de medidas aeroacústicas, a estrutura em si desempenha um papel decisivo. Durante o desenvolvimento do Classe A, foi dada uma atenção especial à alta rigidez estrutural e aos pontos de ligação entre a carroceria, suspensão e trem de força. Foram obtidas importantes melhorias na rigidez, especialmente nos pontos de conexão da suspensão, tão importantes para o ruído de rolagem, e o nível de ruído interno foi consideravelmente reduzido.

O conceito de isolamento sonoro do novo Classe A inclui também a configuração de componentes como os sistemas de gerenciamento do ar e fluído de arrefecimento ou das peças de acabamento interno para melhorar o isolamento sonoro. O ruído do vento também foi significativamente diminuído em relação ao modelo anterior.

O novo Classe A vem de série com o Assistente de Frenagem Ativo. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parando ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.

O novo Classe A é equipado com airbags para o motorista e passageiro da frente, airbag de joelho para o motorista e airbags de janela. Diferente de muitos modelos concorrentes, o airbag de janela também cobre a coluna A, para uma proteção mais completa dos passageiros. Bolsas laterais para o tórax e pélvis são de série para a dianteira.

O Classe A é equipado com o motor de quatro cilindros com 224 cv e 350 Nm de torque e com transmissão de dupla embreagem 7G-DCT de sete velocidades. O motor M 260 tem dois litros de cilindrada. Novos equipamentos incluem o comando CAMTRONIC para o eixo das válvulas de admissão. O motor a gasolina traz de série o filtro de partículas. Além disso, o modelo conta com uma nova transmissão 7G-DCT de dupla embreagem com sete velocidades.

O modelo conta com as rodas de 18 polegadas com cinco raios e o sistema DYNAMIC SELECT (diferentes modos de condução, que vão desde um modo confortável, até o mais esportivo ou econômico) como equipamentos de série. Como seus antecessores, o novo Classe A tem suspensão dianteira McPherson. O veículo tem uma sofisticada suspensão traseira com quatro braços. O eixo traseiro é montado num subchassi isolado da carroceria por coxins de borracha para que menos vibrações sejam transferidas da suspensão para o interior do automóvel. A proporção de alumínio nos componentes da suspensão é uma das mais altas em qualquer sistema de suspensão nessa classe de veículos.

O Classe A 250 Vision está disponível pelo preço de R$ 194.900.

Ficha Técnica
Potência: 224 cv a 5.800 rpm
Torque: 350 Nm a 1.800 rpm
Aceleração 0 - 100 km/h: 6,2 s
Velocidade máxima: 250 km/h
Peso: 1.445 kg
Porta-malas: 370 litros
Comprimento: 4.419 mm
Largura: 1.992 mm
Altura: 1.440 mm

Notícia