Programação da Vacinação contra raiva em cães e gatos

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Programação da Vacinação contra raiva em cães e gatos
Foto: Prefeitura de Cerquilho

A Prefeitura de Cerquilho, através da Secretaria de Saúde e Promoção Social e a Vigilância em Saúde/Zoonoses, informa que a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos 2018 ocorrerá de 22 a 29 de setembro.

A cada dia da semana um bairro da cidade terá um posto de vacinação, atente-se ao cartaz. Na zona rural a vacinação será feita casa a casa após a campanha na zona urbana.

A vacinação continua sendo uma das principais ações de controle da raiva, responsável pela diminuição do número de casos de raiva canina e felina e, consequentemente, da raiva humana.

Avisos e orientações importantes para a vacinação:
- Levar a Carteira de Vacinação do animal;
- Cães devem ser levados com coleira e guia (cães bravos levar com focinheira):
- Gatos devem ser levados em gaiolas ou sacos;
- Os animais deverão ser levados por adultos;
- Não entregaremos doses de vacinas.

Sobre a doença
A raiva é uma zoonose transmitida ao homem por meio da inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente, pela mordedura e lambedura.
Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda que apresenta letalidade de aproximadamente 100%. Apesar de ser conhecida desde a antiguidade, continua sendo um grave problema de saúde pública acarretando altos custos na assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer.
O morcego atualmente é a espécie mais preocupante para a transmissão da raiva. As orientações são as seguintes com relação aos morcegos:
- nunca tocar no morcego e nem tentar capturá-lo;
- no caso de encontrar morcego caído (morto ou vivo), entrar em contato com o órgão responsável pelo controle de zoonoses que recolherá o animal e enviará para exames laboratoriais de raiva.
- em caso de sofrer mordida ou mesmo arranhadura por morcego, procure imediatamente orientação médica na Unidade de Saúde.
Atenção: morcegos são animais silvestres protegidos por legislação, por isso não devem ser capturados e mortos pela população. Eles realizam importante trabalho ecológico no processo de polinização, dispersão de sementes e redução de insetos.

Quando for agredido por cão ou gato, mesmo se ele estiver vacinado contra Raiva, tomar as seguintes providências:
- Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão
- Procurar com urgência a Unidade de Saúde mais próxima
- Não matar o animal e, sim, deixá-lo em observação por 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de Raiva.
- Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente à Unidade de Saúde.
- Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.

Fonte/Foto:Prefeitura de Cerquilho

Notícia



Noite da Seresta na Praça

Neste sábado (22) o Grupo Vivendo Feliz, pertencente às atividades da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove o evento “Noite da Seresta na Praça”, em comemoração ao Dia Municipal do Idoso...