Previsão é de frio recorde em SP e neve no Sul do País neste fim de semana

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir


A massa de ar polar que levou neve ao Sul do Brasil também pode trazer frio recorde para o Estado de São Paulo. Segundo o Climatempo, as madrugadas de sábado, 11, e domingo, 12, devem ter temperaturas abaixo dos 10ºC em praticamente todos os municípios paulistas e não há previsão de chuva. O Sistema Cantareira segue em estado de alerta há 12 dias, estando com 39,9% da capacidade na sexta-feira, 10.

Nesta sexta-feira, na cidade de São Paulo, a mínima prevista é de 10ºC, enquanto a máxima é de 20ºC, com ventos moderados e noite gelada.

Durante a madrugada, já foram registradas temperaturas abaixo dessa média em bairros fora do eixo central, como Parelheiros (7,8ºC) e Capela do Socorro (8,1ºC), na zona sul, e Freguesia do Ó (9,4ºC), na zona norte, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Nos pontos mais altos da serra gaúcha e catarinense há previsão de neve.

Fortes ventos também atingem a região, resultado de um ciclone extratropical que se formou no oceano entre a costa da Região Sul e do Uruguai, segundo o Climatempo. Em Florianópolis, as rajadas de vento passaram dos 60 km/h na quinta-feira, 9, e chegaram a 51 km/h na capital paulista.

Neve em Santa Catarina

A neve voltou a cair na região serrana de Santa Catarina na quinta-feira, 9. O fenômeno ocorreu por volta das 14 horas quando os primeiros flocos foram registrados no município de Urupema, situado a 1.335 metros de altitude. Turistas que frequentavam a pacata cidade puderam até fazer pequenos bonecos de neve. Também nevou em São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra, onde as temperaturas chegaram a 0ºC, no entanto não houve acúmulo de gelo.

A previsão dos meteorologistas era que de que o fenômeno ocorresse também nas partes mais altas do Rio Grande Sul, como na região de Aparados e Serra, mas, para a tristeza dos turistas, isso não aconteceu.

Já para esta sexta-feira, 10, os municípios com maior chance de neve no estado gaúcho são Vacaria, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Cambará do Sul e São Francisco de Paula.

Notícia



Incêndio atinge indústria farmacêutica em Hortolândia

Um incêndio de grandes proporções atingia as instalações da indústria de medicamentos EMS, na tarde deste sábado, 20, em Hortolândia, no interior de São Paulo...