Prefeitura de Tietê realiza Projeto Cidade + Humana

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Prefeitura de Tietê realiza Projeto Cidade + Humana
Foto: Prefeitura de Tietê

Prefeitura de Tietê realiza Projeto Cidade + Humana


Na última sexta-feira, 29 de junho, foi iniciada ação conjunta das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), Saúde e Medicina Preventiva, Trânsito e Segurança, Turismo e Cultura, Esportes, Juventude e Lazer, Serviços e Governo, acompanhadas da Guarda Civil Municipal e Albergue Noturno, para solucionar o problema causado pela habitação irregular e aumento da população de rua em pontos da cidade, como: Palco Beira Rio, pracinha na passarela e Residência abandonada próxima à Praça do Divino.
Essa ação foi idealizada pelo Prefeito de Tietê, Vlamir Sandei, que em reunião (27/06) com as Secretarias envolvidas, na mesma semana, solicitou uma ação imediata para sanar esse problema que aflige nossa cidade.
A equipe reconheceu que embora a situação causada seja, em partes, consequência da crise econômica nacional, tem causas também na incapacidade e na dependência de álcool e drogas, o que dificultam ainda mais a solução.
Por este motivo, delineou-se um plano de ação conjunta para tentar integrar essas pessoas na sociedade, proporcionando condições mínimas necessárias de sobrevivência, fazendo também que exista um respeito mútuo, além de criar soluções para que os mesmos não mais ocupem locais públicos ou de terceiros.
A execução do planejado tem início imediato, com o CREAS informando os moradores da ação de desocupação e preservação dos ambientes para uso coletivo, limpeza, descontaminação, reurbanização e ocupação dos locais com atividades esportivas e culturais. “É importante salientar que ação busca soluções e não apenas mudar o problema de lugar”, disse a chefe de gabinete, Cristina Bruzi.
Já na próxima semana, a Secretaria de Serviços e a SEMADES estarão nos locais para limpeza e avaliação do impacto ambiental das ocupações irregulares, acompanhados da GCM que fará rondas nas áreas problemáticas, afim de se notar novas tentativas de retorno ou de novas ocupações.
As pessoas removidas contarão com o apoio das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, via CREAS, Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva, via CAPS, Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (atividades no Ginásio Acácio Ferraz), com acolhimento, avaliação, acompanhamento médico, atividades físicas e ocupacionais. Também serão envolvidos nas atividades os familiares dos residentes no município. O Albergue Noturno de Tietê, estará na fase inicial, através de alojamento por período limitado aos necessitados.
Outras ações serão empreendidas, conforme a evolução do programa com o objetivo de encontrar soluções definitivas para o problema social.

Fonte/Foto: Prefeitura de Tietê

Notícia



Feira de artesanato “Capital da Música”

Começa hoje (13/12), na Praça da Matriz, a Feira de Artesanato "Capital da Música", ação turística cultural da Associação dos Artesãos de Tatuí e da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí...