MUSEU TERÁ OFICINA “LABORATÓRIO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA”

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
MUSEU TERÁ OFICINA “LABORATÓRIO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA”
Foto: Prefeitura Municipal de Tatuí

MUSEU TERÁ OFICINA “LABORATÓRIO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA”


O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento cultural da Prefeitura de Tatuí, realizará no dia 14/06, quinta-feira, das 14h às 17h, a oficina “Laboratório de Atuação para Cinema”, ministrada por Vanise Carneiro. O evento é uma parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, por meio do Ponto MIS, e do Governo do Estado de São Paulo.

Serão 20 vagas gratuitas. O interessado deve ter mais de 14 anos de idade e efetuar a inscrição a partir desta quinta-feira (07/06), das 9h às 17h, no Museu.

A oficina será prática, com exercícios com câmera, introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual. Terá ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, buscando um caminho para exposição do ator, com segurança, na intensidade adequada, de forma natural, não interpretada. As dinâmicas propostas envolverão: exercícios para tirar a tensão e trazer o ator para o momento presente (aqui e agora); exercícios de respiração buscando contato e percepção interior, estimulando a disponibilidade corporal, sensorial e emocional do ator; e exercício de contracenação e ampliação da escuta. Esse trabalho envolverá, também, como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual (e suas diferenças com o teatro), explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte etc.

O Museu Paulo Setúbal está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4969.

Vanise Carneiro - Atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco para cinema e pesquisadora na área, natural de Santa Maria/RS, Vanise cursou Bacharelado em Artes Cênicas pela UFRGS. Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens.
Por sua atuação em cinema e teatro recebeu diversos prêmios, entre eles Prêmio Açorianos e Prêmio José Lewgoy, de Melhor Atriz. Foi, também, premiada nos festivais de cinema de Gramado, Brasília, Ceará e São Luís do Maranhão.

Desenvolveu a pesquisa “Atuação para Cinema - O Trabalho do Ator da Preparação à Filmagem”, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio a Arte de Porto Alegre.
Nos últimos anos vêm ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema. Vive em São Paulo desde 2011.


Fonte/Foto: Prefeitura de Tatuí

Notícia