Na Espanha, Assembleia da Catalunha elege novo líder separatista

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir


A Assembleia Regional da Catalunha elegeu um novo líder nesta segunda-feira, abrindo caminho para que o governo do premiê da Espanha, Mariano Rajoy, acabe com a intervenção direta na rica região. Os deputados catalães escolheram Quim Torra, um separatista linha-dura, para liderar a administração regional em Barcelona, com 66 votos a favor, 65 contrários e quatro abstenções.

Embora os separatistas tenham retomado o controle da Assembleia, uma Catalunha independente é uma perspectiva mais distante, após autoridades espanholas realizarem uma intervenção para conter o movimento separatista.

Promotores e juízes espanhóis têm com sucesso impedido a separação na esfera jurídica, enquanto a volta do domínio direto de Madri deixou muitos separatistas temerosos de entrar em confronto com o governo central.

Os separatistas levaram cinco meses para escolher Torra, o que reflete as fortes divisões desse movimento desde que eles chegaram a declarar uma independência unilateral da Espanha. Fonte: Dow Jones Newswires.

Notícia



Equador pede Assange para refrear a fala e cuidar de seu gato

O Equador ordenou formalmente a Julian Assange, fundador do WikiLeaks que se refugiou na embaixada equatoriana em Londres mais de seis anos atrás, que evite tópicos que possam prejudicar seus interesses diplomáticos se ele quiser voltar a acessar à internet, de acordo com um memorando publicado em uma mídia local nesta segunda-feira, 15...