Projeto em parceria entre a Prefeitura e a USP é concluído

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Projeto em parceria entre a Prefeitura e a USP é concluído
Foto:

Projeto em parceria entre a Prefeitura e a USP é concluído


No mês de março de 2018, foram finalizados os atendimentos da parceria firmada entre a Prefeitura e a Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) através da pesquisa de doutorado “Eficácia de Restaurações utilizando três materiais pelo Tratamento Restaurador Atraumático - Ensaio Clínico Randomizado”.
O início do projeto aconteceu no dia 14 de setembro de 2017, quando a doutoranda Ana Laura Passáro, do Departamento de Odontopediatria da FOUSP, responsável pela pesquisa, compareceu ao Centro Integrado de Saúde de Cerquilho e conversou com os dentistas municipais, profissionais da cidade e com supervisoras de ensino. Durante a palestra, Ana Laura apresentou todo o projeto e deu uma aula de atualização aos cirurgiões dentistas, com o que há de mais atual na odontopediatria.
Em outubro, foram feitas as triagens, a entrega dos termos de consentimento e a seleção dos alunos que seriam atendidos. Por fim, em novembro, começaram os atendimentos nas próprias escolas.
Ao todo, 182 crianças pertencentes ao Maternal II, Pré-escolas e 1° e 2° ano do ensino fundamental participaram, sendo realizadas 462 restaurações (dentes feitos com "massinha") durante 12 dias úteis. Essas crianças serão acompanhadas por 3 anos.
Vale lembrar que procedimentos mais complicados, que necessitavam de anestesia, foram encaminhados para o setor de urgência do Centro de Especialidade Odontológicas do CIS.
A responsável direta do projeto foi a dentista da USP, Ana Laura Passáro, sob orientação da Professora Dra. Daniela Prócida Raggio (Professora Doutora Titular do Departamento de Odontopediatria da FOUSP).
O projeto também contou com a colaboração da Dra. Isabel Olegário, que realizou todas as restaurações, e que atualmente está finalizando o doutorado também na FOUSP.
As dentistas do CEO CIS Dra. Lucila Maluta, Dra. Vivian Scudeler, Dra. Rafaela Albino e Dra. Marisa Grando auxiliaram durante a realização do projeto.

Sobre o projeto
A pesquisa “Eficácia de Restaurações utilizando três materiais pelo Tratamento Restaurador Atraumático - Ensaio Clínico Randomizado” tinha como proposta realizar a restauração de lesões de cárie em dentes de leite de crianças com idade entre 3 a 6 anos em Cerquilho.
O atendimento foi realizado em campo, ou seja, na própria escola e a remoção da cárie foi feita apenas com instrumentos manuais, o que diminui o desconforto das crianças, tornando o tratamento mais agradável.
Só participaram as crianças as quais os responsáveis assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido. Após o atendimento, a equipe da FOUSP irá acompanhar a criança durante 6, 12, 18, 24 e 36 meses e caso necessário realizará novos tratamentos.
Os materiais utilizados são de excelente qualidade e já estão consolidados na prática clínica, um deles que é amplamente utilizado no exterior acabou de chegar no Brasil. Desse modo, com a parceria, a prefeitura não teve custo adicional devido aos tratamentos, e preciso apenas colaborar com a logística do projeto, já que conhece de perto toda a nossa população infantil.

Notícia



6ª Edição da Maratona Tietê de Mountain Bike é sucesso de público

Tietê recebeu no último domingo (11) a 6ª Edição da Maratona Tietê de Mountain Bike, o qual reuniu 350 participantes de Tietê e de diversas cidades do estado de São Paulo em um percurso desafiador e inovador, e com grande estrutura...