Sinal analógico de TV

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Sinal analógico de TV
Foto: Divulgação

Sinal analógico de TV


O sinal analógico de TV será desligado em Franca e região no dia 29 de novembro. Com isso, após essa data, quem não se preparar para receber o sinal digital, não terá acesso à nenhuma programação televisiva, nem mesmo nos canais abertos. Para ter acesso a nova tecnologia, é necessário ou ter o kit conversor (aparelho, controle remoto e antena) ou possuir uma TV com o conversor digital embutido (TVs modernas).

A prefeitura de Franca e a empresa Seja Digital – entidade não governamental, sem fins lucrativos, responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil – firmaram, no dia 21 de agosto, parceria com o objetivo de capacitar servidores municipais para dar suporte à população.

Em nota enviada para o setor de comunicação da prefeitura, a Seja Digital informa que o objetivo da capacitação é para que os servidores “atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ter acesso ao sinal digital.

Além disso, os servidores também orientarão as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal (Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros) sobre o processo de distribuição de kits gratuitos a que têm direito. Mais de 65 mil kits (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos na região, sendo cerca de 20 mil somente na cidade de Franca”, esclarece a nota.

Segundo Fernanda Martins, da assessoria de imprensa da empresa responsável pela Seja Digital em Franca, as famílias cadastradas em algum dos programas sociais do Governo Federal já podem agendar a retirada do kit pelo fone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br A secretaria de Ação Social de Franca, também fornece informações sobre quais cidadãos terão direito ao kit, pelo fone 3711 9302.

"O nosso trabalho tem como objetivo fazer com que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue à população, para que todos possam se preparar para receber o sinal digital e viver essa nova experiência com maior qualidade de som e imagem, semelhantes à de cinema, gratuitamente. Não queremos deixar ninguém para trás", afirma Daniela Honório, gerente regional da Seja Digital em Franca.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.


Notícia



Feira de artesanato “Capital da Música”

Começa hoje (13/12), na Praça da Matriz, a Feira de Artesanato "Capital da Música", ação turística cultural da Associação dos Artesãos de Tatuí e da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí...