Testes de HIV

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir
Testes de HIV
Foto: Divulgação


Testes de HIV


O teste não descarta a necessidade de um exame laboratorial

Há algumas edições, no caderno de saúde mesmo, informamos nossos leitores sobre o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e agora retomamos o assunto com uma novidade. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aprovou uma resolução que permite a venda de autotestes para detecção do vírus. Esses testes estão disponíveis em farmácias e são semelhantes aos testes de gravidez.

O autoteste de HIV funciona como uma triagem e não descarta a necessidade de um exame laboratorial para comprovar o resultado, positivo ou negativo. Nas embalagens, os fabricantes devem informar um telefone 24h com equipes para orientar os clientes sobre o resultado. Além do Brasil, Estados Unidos, França e Reino Unido também autorizaram a comercialização do teste.

Para fazer o autoteste é necessário passar uma espécie de cotonete nas gengivas e inserir no tubo teste. O resultado sai em até 30 minutos.

Se aparecer uma linha, a pessoa não está infectada, se aparecer duas linhas, ela tem HIV e se nenhuma linha aparecer, o aparelho está com problema.

Dados do Ministério da Saúde revelam que por ano surgem aproximadamente 39 mil novos casos, sendo cada vez mais frequente nos jovens.

Notícia



Internet nas Praças de Cerquilho

A internet tem se tornado uma parte cada vez mais presente na vida do cidadão brasileiro e com a popularização dos smartphones muitos dos serviços públicos já podem ser resolvidos online, podemos até mesmo fazer nossa declaração de imposto de renda com um aplicativo para celular...