Fipe estuda alternativas de coleta de preços durante restrição do comércio

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir


A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) estuda métodos de coleta de preços alternativos para tentar garantir a publicação de seu Índice de Preços ao Consumidor (IPC) durante o período em que vigorarem as medidas de restrição de funcionamento do comércio na cidade de São Paulo, devido ao coronavírus.

A equipe de pesquisadores estuda ampliar as coletas por telefone e por lojas virtuais, mas é provável que os métodos alternativos não sejam suficientes para garantir a coleta de todos os produtos acompanhados.

"Uma parte significativa do IPC já é feita por telefone, mas tem coisas, como hortifruti, que não tem como fazer uma coleta que não seja presencial. Estamos estudando como vamos manter o funcionamento nestes casos", afirma o coordenador do levantamento, Guilherme Moreira.

Com lojas fechadas e a falta de alguns produtos nas prateleiras de supermercados, Moreira diz que já houve dificuldade na coleta para o IPC da terceira quadrissemana de março, publicado nesta quarta-feira, 25. "O álcool para limpeza, por exemplo, praticamente não se encontra mais. Isso é um problema, pode gerar uma variação de preço oculta do produto", diz.

A Fipe deve bater o martelo sobre as mudanças no seu método de coleta na semana que vem, mas Moreira não descarta a possibilidade de parar de acompanhar os preços de determinados itens caso o varejo fique fechado ou haja falta de abastecimento. "Nesta semana, provavelmente não vamos mais conseguir coletar os preços do álcool", afirma.

Notícia



Maia diz ter alertado governo dos impactos da crise e volta a criticar Guedes

Em teleconferência realizada na manhã desta quarta-feira, 1º de abril, com o Bradesco BBI, com a presença remota de mais de mil pessoas, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), destacou que o Parlamento vem dialogando e alertando o governo Bolsonaro desde o início da crise provocada pelo avanço do novo coronavírus...