IBGE: Produção industrial em SP sobe 0,7% no 3º trimestre

Notícia
Espaço entre linhas+- ATamanho da letra+- Imprimir




A produção industrial em São Paulo recuou 0,8% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre deste ano, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média global da indústria, houve uma alta de 0,3% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre.

"Muito do resultado no terceiro trimestre ante o segundo trimestre vem do setor intermediário, pelo avanço do setor extrativo. Como São Paulo não tem extração, fica mais no negativo", justificou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

Na passagem do segundo trimestre para o terceiro trimestre, os bens intermediários cresceram 1,2%. Os bens de capital recuaram 0,7%, os bens de consumo duráveis diminuíram 0,4%, os bens semiduráveis e não duráveis tiveram ligeira alta de 0,1%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2018, a média global da indústria foi de queda de 1,2%. A indústria de São Paulo registrou um avanço de 0,7% no período. Apesar do avanço, a produção paulista mostrou perda de ritmo, já que tinha crescido 1,1% no segundo trimestre de 2019 ante o mesmo trimestre de 2018.

Notícia



Em cenário alternativo, inflação de 2021 se aproxima mais da meta, diz Kanczuk

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, afirmou que não vê contradição entre a comunicação da autoridade monetária e a projeção do BC de inflação aquém do centro da meta em 2021, em 3,2% contra 3,75% do alvo central, porque, em cenário alternativo, considerando o balanço de riscos, a inflação se aproxima da meta...